REGULAMENTO
CIRCUITO S.O.S RIO GRANDE 2024
ART.I – O CIRCUITO S.O.S. RIO GRANDE
1.1 – O Circuito S.O.S. Rio Grande é um evento sem fins lucrativos organizado pelo grupo s.o.s. rio grande, cujos integrantes são todos amantes da pesca esportiva em seus mais diversificados ramos.
1.2 – O evento em questão tem por definição uma competição de Pesca Esportiva em formato de circuito, compreendendo várias etapas ao longo do ano. A categoria é embarcada e não há limites de potencia e tamanho das embarcações. a espécie de peixe reservada para a competição é o tucunaré.
ART. II - OBJETIVOS
2.1 – O objetivo principal do evento é apresentar o potencial piscoso dos rios, lagos e represas que compoem a bacia do rio grande, chamando a atenção para o desenvolvimento turistico na região e fomentando alternativas de renda aos pescadores profissionais visando o peixe vivo.
2.2 – também consideramos a CONSCIENTIZAção da sociedade sOBRE A NECESSIDADE DE CONVIVER EM HARMONIA COM TODO O ECOSSISTEMA, mantendo os rios limpos e preservando fauna e flora local.
ART. III - PROGRAMAÇÃO.
3.1 – as datas e cidades seguirão conforme abaixo:
09/03 – miguelópolis/sp
11/05 – ícem/sp
13/07 – planura/mg
14/09 – riolândia/sp
16/11 – miguelópolis/sp
3.2 – o LOCAL E HORÁRIO DO EVENTO, bem como maiores informações da respectiva etapa, SERão COMUNICADOs POR PANFLETAGEM e MÍDIAS SOCIAIS (GRUPO DE WHATSAPP, FACEBOOK, INSTAGRAM) próximo a data do evento.
ART. IV - A COMPETIÇÃO.
4.1 – O torneio se dará em formato de circuito contando com 5 (cinco) etapas. Para cada etapa haverá premiação para os melhores colocados e, ao final do circuito, os competidores que acumularem mais pontos durante as etapas também serão premiados.
4.2 – O torneio terá como peixe alvo o TUCUNARÉ, em suas variações azul e amarelo (cichla piquiti e cichla kelberi), podendo ocorrer a captura de exemplares híbridos destas variações.
4.3 – A modalidade DE PESCA SERÁ DO TIPO “PESQUE E SOLTE”, onde os peixes capturados deverão ser soltos no mesmo local.
4.4 – Por consistir EM PESCA EMBARCADA, os competidores poderão competir com embarcações do tipo canoa, caiaque, bote e lancha, com propulsão manual, elétrica ou a combustão.
4.5 – As equipes poderão cadastrar até 4 (quatro) membros para correr o circuito. para efeito de participação nas etapas, cada equipe deverá inscriver no mínimo 2 (dois) e no máximo 3 (três) membros, devendo estes já estarem previamente cadastrados no circuito.
1º§ Será permitido a inscrição de um 5º pescador apenas em caso de doença ou falecimento.
2º§ A inscrição ou reposição de um pescador que já competiu uma etapa do Circuito SOS por outra equipe deverá ser feita em caráter definitivo, ou seja, só poderá efetuar a troca de equipe uma única vez.
4.6 – Os equipamentos de pesca permitidos serão:
- Carretilha, molinetes ou fly;
- Iscas artificiais de quaisquer tipos, tamanhos e cores;
- Varas de quaisquer tipos e tamanhos, não havendo limite de varas montadas por pescador;
- Passaguá/puçá, alicate de contenção e de bico para recolhimento e manuseio do peixe;
- Ecobatímetros e ou sonares com ou sem GPS;
- Régua oficial;
1º§ - FICA PROIBIDO O USO DE ISCAS VIVAS OU BARBATANAS DE TUCUNARÉ COMO ISCAS, E QUAISQUER OUTRAS ISCAS, QUE, NÃO SEJA ARTIFICIAL.
2º§ - PROIBIDA A PESCA NO ESTILO CURRICO, OU SEJA, ARRASTAR ISCAS ARTIFICIAIS SEM ARREMESSÁ-LAS, OU SEJA, TRABALHANDO-AS COM IMPULSÃO DO MOTOR DE POPA OU NO MOTOR ELÉTRICO.]
4.7 – Devido aos acontecimentos ocorridos no decorrer do circuito relacionados a fraudes nas capturas, ficam proibidos TREINOS nos 2 (dois) dias que antecedem a etapa. Haverá fiscais de prova na água nestes dias garantindo o cumprimento do regulamento.
4.8 – A LARGADA SERÁ POR MEIO DE FOGOS DE ARTIFÍCIO, APÓS A AFERIÇÃO DAS RÉGUAS COM O ADESIVO CONTENDO A SENHA da etapa e ENTREGA DOS KITS CONTENDO A FICHA DE ANOTAÇÃO.
4.9 – PODERÃO SER REALIZADAS FISCALIZAÇÕES ANTES, DURANTE E APÓS A PROVA EM TODOS OS COMPARTIMENTOS DAS EMBARCAÇÕES
- 1.º - CADA EQUIPE PARTICIPANTE TEM O direito DE FISCALIZAR A EMBARCAÇÃO De OUTRa equipe, e QUEM SE NEGAR A DEIXAR FAZER A VISTORIA VAI SER DESCLASSIFICADO DO TORNEIO.
- 2.º - fica PROIBIDA a abordagem POR QUALQUER OUTRA EMBARCAÇÃO QUE não ESTEJA PARTICIPANDO ou envolvida diretamente com O EVENTO.
- 3.º - deve-se RESPEITAR A DISTÂNCIA MÍNIMA PARA A OUTRA EQUIPE DE NO MÍNIMO 300 (TREZENTOS) METROS, preservando A ÁREA DE PESCA DE OUTROS COMPETIDORES.
4.10 - O HORÁRIO de término da prova DEVERÁ SER RESPEITADO RIGOROSAMENTE, NÃO HAVENDO TOLERÂNCIA DE ATRASO.
- 1.º - A FICHA DE ANOTAÇÃO DEVERÁ SER ENTREGUE À ORGANIZAÇÃO OU EQUIPE DE ARBITRAGEM E FISCALIZAÇÃO em branco, no término da prova.
- 2.º - QUANDO SE APROXIMAREM DA BASE DE LARGADA, DIMINUA A VELOCIDADE DA EMBARCAÇÃO PARA EVITAR ACIDENTES.
ART. V - As medições.
5.1 – Para que o peixe capturado possa estar apto a ser aferido pelos juízes, alguns critérios para validação deverão ser seguidos:
- Cada peixe capturado deverá ser colocado sobre a régua oficial e filmado de cima para baixo em um ângulo próximo a 90º, de forma que apareça o peixe por inteiro na régua e a medida possa ser apurada de forma nítida.
- em algumas réguas já vem informando a posição correta do peixe, porém em casos onde não há o informativo, o batente da régua com o marco zero deverá estar à esquerda e a barriga do peixe deverá estar voltada para quem estiver filmando.
- A boca deverá estar fechada e claramente encostada no marco zero;
- o peixe deverá estar alinhado à régua;
- O rabo deverá estar reto e espalmado ao máximo possível;
- As marcas de medição da régua deverão estar distinguíveis, aferindo o comprimento máximo do peixe sem deixar dúvidas;
- O peixe deverá estar livre de quaisquer dispositivos (alicates de contenção, isca, corda, etc.), exceto pela presença da mão do competidor na barriga do peixe para mantê-lo junto à régua.
- O competidor deverá mostrar a senha no adesivo colado na régua durante a filmagem;
- na hora da soltura, os peixes deverão ser colocados na ÁGUA e soltos preferencialmente pelo rabo. é imprescindível que apresentem claras condições de sobrevivência.
5.2 – algumas ressalvas a serem consideradas na hora da medição:
- molhar a régua para evitar danos ao peixe;
- certifique-se da nitidez do vídeo e da posição do sol para não fazer sombra na régua;
- apoiar o maxilar inferior no marco zero ajuda a manter a boca do peixe fechada;
- se constatadas anomalias na nadadeira caudal, estas serão desconsideradas e a medição se dará pela formação de um arco que acompanhará o “leque” do rabo espalmado;
- determinada medida será considerada quando o rabo ultrapassar a linha;
- em casos onde o rabo apenas tocar a linha, e não ultrapassar, tal medida só será validada se ocorrer em 2 (dois) pontos. caso toque em apenas um ponto, a medida a ser considerada será com 0,5cm anterior;
5.3 – as medições que apresentarem peixes tortos na regua, boca aberta e/ou não encostada no marco zero e rabo não espalmado sofrerão desconto de 2 (dois) centímetros em sua medida total;
5.4 – as medições que apresentarem peixes na posição errada, com o alicate de contenção na boca, com marcas de hematomas ou feridas que indicam que o peixe estava amarrado ou foi pego em redes ou gaiolas, não serão validadas;
5.5 – Se, durante a medição, o competidor mantiver a mão tapando cabeça do peixe impossibilitando a identificação do mesmo, este será invalidado;
- 1.º - Esta premissa tem a ressalva de inibir o pescador a apresentar o mesmo peixe mais do que uma vez, pois As manchas na cabeça são características únicas de cada peixe.
5.6 – Se, durante a soltura, o peixe virar com a barriga para cima ou não conseguir nadar ou afundar, este será invalidado;
5.7 – Os vídeos apresentados deverão mostrar desde a medição do peixe na régua até a soltura com a confirmação de que o peixe sobreviveu, e estar sem cortes. caso contrário, será invalidado;
5.8 – Se, durante a apresentação do vídeo para validação for encontrado algum indício de que o peixe foi capturado de forma indevida (rede, joão bobo, isca viva, tarrafa, entre outros), a equipe será desclassificada do circuito;
ART. VI – PONTUAÇÃO e premiação
6.1 – poderão ser apresentados PEIXES SEM MEDIDAS MÍNIMAS.
6.2 – PODERÃO SER CAPTURADOS QUANTOS EXEMPLARES FOREM POSSÍVEIS DURANTE A COMPETIÇÃO, PORÉM somente 5 (CINCO) vídeos poderão ser apresentados aos juízes.
- 1.º - APRESENTE OS VÍDEOS JÁ SELECIONADOS PARA A BANCA EXAMINADORA, OU SEJA, NÃO FICAR PROCURANDO OS VÍDEOS A SEREM EXIBIDOS.
6.3 – A MEDIDA para efeito de pontuação SERÁ NO CRITÉRIO LINEAR e irá considerar 0,5cm (meio centímetro).
6.4 – a pontuação para efeito de etapa terá validade somente para a data em questão. Para efeito do circuito, a pontuação de cada etapa irá se acumular até a etapa final.
6.5 – em cada etapa, serão premiados com troféus as 10 EQUIPES que obtiverem a maior somatória de pontos, sendo um troféu para cada participante da equipe;
- 1.º - não haverá troféu para o 4º integrante da equipe;
- 2.º - EM CASO DE EMPATE, GANHARÁ A EQUIPE QUE TIVER O MAIOR PEIXE EM COMPRIMENTO. PERSISTINDO O EMPATE, SERÁ CONSIDERADO O 2º (SEGUNDO) MAIOR PEIXE EM COMPRIMENTO e assim sucessivamente até definição da equipe melhor colocada.
6.6- UMA EQUIPE SERÁ CLASSIFICADA POR CAPTURAR O MAIOR PEIXE DO EVENTO (TROFÉU PARA CADA INTEGRANTE DA EQUIPE).
6.7 – A CLASSIFICAÇÃO do circuito será estabelecida pelo somatória dos pontos obtidos de todas as etapas e seguirá os mesmos critérios de desempate conforme supracitado. Serão premiados com troféus as 10 EQUIPES que obtiverem a maior somatória de pontos de todas as etapas, sendo um troféu para cada participante da equipe;
6.8- A PREMIAÇÃO DISPOSTA NO CARTAZ SERÁ SORTEADA ENTRE TODOS OS COMPETIDORES ao final de cada etapa;
6.9- O HORÁRIO E O LOCAL DA PREMIAÇÃO SERÃO COMUNICADOS AOS COMPETIDORES COM ANTECEDÊNCIA.
ART. VII - COMPETIDORES.
7.1 - É OBRIGAÇÃO DOS COMPETIDORES:
- USAR EQUIPAMENTOS DE SALVATAGEM, coletes ou auxiliar de flutuação aprovados pela marinha;
- ESTAR EM DIA COM A DOCUMENTAÇÃO PESSOAL E DA EMBARCAÇÃO, ESTANDO ASSIM, HABILITADO A CONDUZIR SUA EMBARCAÇÃO.
- CUMPRIR e fazer cumprir O REGULAMENTO;
- ACOMPANHAR A ANÁLISE DOS VÍDEOS e ASSINAR AS ANOTAÇÕES DA EQUIPE DE ARBITRAGEM E FISCALIZAÇÃO;
- Manter comportamento cortês junto aos demais competidores, comissão organizadora, patrocinadores e público em geral;
- Estar ciente de que a organização do torneio não se responsabilizará com nenhum ato inseguro, sendo que a segurança pessoal será de responsabilidade única e exclusiva de cada competidor inscrito;
ART. VIII - INSCRIÇÕES.
8.1- A TAXA DE INSCRIÇÃO será por embarcação e estará DEFINIDA NO CARTAZ DE DIVULGAÇÃO.
8.2- a equipe poderá ser representada desde um competidor a até 3 (três) por embarcação, desde que estejam previamente cadastrados entre os 4 (quatro) indicados no início do circuito.
8.3 – CADA EQUIPE DEVERA NOMEAR UM INTEGRANTE DA EQUIPE COMO CAPITÃO, SERÁ REPASSADA AS DEMAIS INFORMAÇÕES AO MESMO.
8.4- A EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO DA EQUIPE ESTÁ CONDICIONADA À ENTREGA DE 3 (três) Kilos DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS NO DIA DA COMPETIÇÃO, QUE SERÃO DOADOS A UMA ENTIDADE ASSISTENCIAL/BENEFICENTE DO MUNICÍPIO, A SER ESCOLHIDA PELA PREFEITURA LOCAL.
8.5 – O COMPETIDOR MENOR DE IDADE DEVERÁ ESTAR ACOMPANHADO POR RESPONSÁVEL OU TER AUTORIZAÇÃO (LEGAL) DO MESMO.
ART. IX - EVENTO.
9.1 - FICA O EVENTO (ORGANIZADOR), SEUS PATROCINADORES E APOIADORES, ISENTOS DE EVENTUAIS DANOS OCORRIDOS ANTES, DURANTE E APÓS A COMPETIÇÃO.
9.2 - EM CASO DE BRUSCA MUDANÇA CLIMÁTICA, O EVENTO PODERÁ E DEVERÁ SER TRANSFERIDO OU ADIADO, PARA GARANTIR ASSIM, A SEGURANÇA DE TODOS OS ENVOLVIDOS NO EVENTO.
9.3 - NOS RESERVAMOS AO DIREITO DE ALTERAR, INCLUINDO OU EXCLUINDO ALGUM ITEM DESTE REGULAMENTO, À QUALQUER TEMPO, SEM AVISO PRÉVIO.
9.4 – SOMENTE EFETUE OU CONCLUA A INSCRIÇÃO DA EQUIPE, SE ESTIVER EM PLENO ACORDO COM ESTE REGULAMENTO.
EQUIPE DE ORGANIZAÇÃO DO CIRCUITO S.O.S RIO GRANDE 2024
NÓS, DA EQUIPE Nº _________________________________ , ESTAMOS EM TOTAL ACORDO COM TODOS OS ARTIGOS DESTE REGULAMENTO.
ASSINATURA DO CAPITÃO DA EQUIPE
____________________________________